O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é um dos tumores do trato gastrointestinal mais frequentes no Brasil, sendo o quarto tipo mais incidente entre os homens e o sexto entre as mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que, para cada ano entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados 21.230 novos casos de câncer de estômago no país.
Por isso, o diagnóstico precoce torna-se fundamental para uma maior chance de cura e qualidade de vida do paciente, uma vez que o tratamento da doença é feito durante as suas fases iniciais. Abaixo, saiba mais sobre a importância de atentar-se aos sinais de alerta e fatores de risco como prevenção da doença.
Quais são as causas do câncer de estômago?
Embora não tenha uma causa conhecida, a doença pode se desenvolver após uma série de mutações genéticas nas células do estômago, que faz com que cresçam descontroladamente e possam formar um tumor. No entanto, existem fatores de risco que potencializam o surgimento da doença e, por isso, é importante estar atento. São eles:
-
Histórico familiar de cânceres;
-
Tabagismo e alcoolismo;
-
Obesidade;
-
Infecções bacterianas;
-
Má alimentação;
-
Ingestão de água com alta concentração de nitrato.
É importante ressaltar que, em geral, o câncer de estômago se desenvolve com maior frequência em homens a partir dos 60 anos de idade. Desse modo, a idade também se torna um dos principais fatores de risco, sendo indispensável o check-up clínico anual para descartar a presença dessa e de outras doenças.
Quais são os sintomas do câncer de estômago?
Por se desenvolver de forma lenta durante vários anos, os pacientes costumam perceber os sintomas apenas quando a doença está em estágio avançado. Mas atente-se: em fases iniciais, a doença também manifesta alguns sinais de alerta. Eles incluem:
-
Má digestão;
-
Perda de apetite;
-
Dificuldades para engolir;
-
Vômito com sangue;
-
Perda de peso;
-
Inchaço abdominal após as refeições;
-
Náuseas constantes;
-
Azia persistente;
-
Sangue nas fezes.
Por não serem sintomas específicos, a maior parte dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago tende a adiar a ida ao médico, o que não é uma prática recomendada. Lembre-se: quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura!
Diagnóstico do câncer de estômago
O exame de endoscopia é uma das maneiras mais eficazes para detectar o câncer de estômago e, geralmente, é solicitado para pacientes que possuem um ou alguns dos fatores de risco citados acima. Além disso, é feita a biópsia e uma série de exames de imagem, como tomografia e ressonância, para concluir o diagnóstico da doença e detectar seu estágio. Desse modo, o médico pode iniciar o tratamento, que pode ser cirúrgico ou farmacológico, isto é, por meio de quimioterapia, ou ainda, radioterapia.
Sobre o Centro Órion de Especialidades
O Centro Órion de Especialidades visa oferecer assistência médica seguindo os mais elevados padrões de qualidade e ética. Dessa forma, atua com diversas especialidades, inclusive no tratamento para câncer de estômago e diversas outras doenças do trato gastrointestinal. Agende sua consulta em Goiânia.