Doenças da próstata: quais são, causas e sintomas

O que você sabe sobre as doenças da próstata?

A próstata se localiza logo abaixo da bexiga do homem, envolvendo a uretra, canal por onde passa a urina. Essa glândula faz parte do sistema reprodutor masculino, atuando na produção de um líquido que, junto à secreção da vesícula seminal e ao testículo, forma o esperma.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a próstata cresce um pouco até a puberdade, período em que passa por influências mais intensas do hormônio masculino, a testosterona. Além disso, a glândula atinge seu tamanho normal por volta dos 20 anos, tendo em torno de 15 a 20 gramas.

Doenças da próstata

Existem três principais doenças que atingem a próstata, sendo elas: prostatite e dois tipos de tumores (benigno e maligno). Confira:

Prostatite

Essa doença da próstata atinge quase 30% da população masculina. Comum na forma crônica, não costuma revelar sinais, mas, quando existem sintomas, os mais frequentes são:

  • Ardor e desconforto na região;
  • Desconforto junto ao orgasmo;
  • Esperma de cor amarelada;
  • Vontade frequente de urinar.

Suas principais causas são após as uretrites, como a gonorreia, após relação sexual com parceiras que possuem doenças ginecológicas ou após relação anal sem preservativo.

O tratamento é efetuado a partir de antibióticos, durante um período mais longo que os tratamentos habituais.

Tumores malignos

O tumor maligno, ou câncer de próstata, atinge cerca de 16% dos homens. Essa frequência costuma aumentar de acordo com a idade. Se diagnosticado em fase inicial, a cirurgia e a radioterapia podem trazer a cura, mas, em casos mais avançados, não existe cura, apenas alternativas de neutralização.

Como a doença da próstata não apresenta sintomas em fase inicial, é extremamente importante a realização de exames rotineiros pelo menos uma vez ao ano.

Tumores benignos

O tumor benigno atinge cerca de 70% dos homens acima de 70 anos. Sua principal característica é o aumento da próstata apenas no local, diferente do câncer que se espalha e provoca metástase.
Com o aumento benigno da próstata, pode surgir um problema que dificulta a passagem da urina, gerando obstrução da uretra.

Diante disso, caso essa obstrução seja diagnosticada, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, o que varia de acordo com cada caso e evolução da doença.

Tratamento de doenças da próstata em Goiânia

O Centro Órion de Especialidades tem como missão oferecer assistência médica seguindo os mais elevados padrões de qualidade e ética. Dessa forma, atua com diversas especialidades, inclusive Urologia, com o Dr. Roberto Luciano Coimbra, que trabalha no tratamento de diversos distúrbios ligados ao aparelho reprodutor masculino e ao trato urinário de ambos os sexos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia

Post anterior
Cálculo urinário: é preciso mudar alimentação para evitar recidiva
Próximo post
Entenda a importância do diagnóstico precoce do câncer de estômago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu