A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um distúrbio que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no mundo, comprometendo o trato digestivo e causando inflamação crônica. A doença ocorre quando o sistema digestivo, principal responsável por absorver os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, não atua de maneira adequada, causando bastante desconforto no paciente.
As paredes do intestino e todo seu revestimento podem sofrer lesões por conta de algumas doenças crônicas que ocorrem no órgão como, por exemplo, a Doença de Crohn ou a Retocolite Ulcerativa. Quando essas lesões acontecem, elas podem levar a inflamações de média e alta gravidade, o que deixa o intestino mais avermelhado e, em determinados casos, com feridas abertas, como úlceras.
Quais são os tipos de DII?
De acordo com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), a Doença Inflamatória Intestinal está em ascensão. Por isso, para que o tratamento seja satisfatório, é preciso saber diferenciar os tipos da doença. Abaixo, saiba quais são as principais DIIs:
Doença de Crohn
Esse tipo de DII consiste na inflamação do revestimento do trato digestivo. No organismo, a Doença de Crohn se manifesta com diarréias frequentes, sejam elas com ou sem muco, além de dores abdominais, emagrecimento, febres e crises de estomatite. Não existe uma causa bem estabelecida para o desenvolvimento desta doença, que pode atingir crianças e adultos de ambos os sexos.
Síndrome do Intestino Irritável
Embora não exista uma lesão orgânica decorrente da Síndrome do Intestino Irritável, essa doença pode contemplar um conjunto de sintomas, como contrações musculares de força anormal no intestino, alterações no sistema nervoso intestinal, infecções e alterações na microflora intestinal. O tratamento envolve a mudança no estilo de vida e na alimentação.
Retocolite Ulcerativa
Essa doença inflamatória acomete o cólon e reto, causando diarréias crônicas com sangue e quadros de anemia. Sabe-se que o estresse e uma dieta prejudicial podem piorar os sintomas, mas não causar a doença. Uma causa possível é a desordem do sistema imunológico.
Obstipação
A obstipação não é uma doença, mas um sintoma que deve ser acompanhado cuidadosamente. Neste quadro o indivíduo tem dificuldade para evacuar, o que causa desconforto, dor abdominal e distensão. Pode ser o início de uma doença, portanto, deve ser acompanhada de perto.
Qual é o tratamento para a Doença Inflamatória Intestinal?
A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são problemas causados por alterações do sistema imunológico e, por isso, o paciente pode realizar o tratamento com imunodepressores. Ainda, por conta da aceleração do trânsito intestinal, é recomendado realizar a suplementação de nutrientes, já que o organismo não aproveita bem a alimentação.
Além disso, existe o tratamento cirúrgico, em que é removida a porção do intestino que está lesionada. No entanto, isso não exclui a possibilidade de a doença se manifestar outra vez.
Como dito, esse é um problema crônico, que se relaciona com o mau funcionamento do sistema imunológico, e ainda pode ter suas crises desencadeadas por fatores externos. Logo, é preciso também fazer uma mudança de hábitos e um acompanhamento constante, para evitar que o intestino inflame outra vez.
Centro Órion de Especialidades
O Centro Órion de Especialidades tem como missão oferecer assistência médica seguindo os mais elevados padrões de qualidade e ética. Dessa forma, atua com diversas especialidades, inclusive a Gastroenterologia e Coloproctologia, áreas responsáveis por diagnosticar e tratar a Doença Inflamatória Intestinal.